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ilustração valuation

Valuation: utilização de múltiplos de indicadores de gestão

“Preço é o que você paga. Valor é o que você leva” – Warren Buffet

Um dos métodos mais utilizados para precificação de empresas é a comparação por múltiplos. A estratégia é comparar empresas parecidas com base em determinados múltiplos financeiros.

A receita de bolo passa por “fazer a conta de trás para frente”. Para isso precisamos dividir algum indicador relacionado ao preço da empresa (Valor da Companhia ou Valor do Negócio) com o outro indicador relacionado ao resultado da empresa (Lucros ou EBITDA, por exemplo).

No quadro abaixo, marcados de azul, ilustramos dois múltiplos calculados sobre duas empresas listadas em bolsa e do mesmo segmento (os valores estão em milhões de reais). São eles: “Preço/Lucro” e “Enterprise Value/Ebitda”. A seguir explicaremos os indicadores e como calculá-los.

ilustração tabela valuation

Diferença entre o Preço (Market Cap) e Valor do Negócio (Enterprise Value)

No caso de empresas negociadas em bolsa, o Preço é calculado simplesmente a partir do preço da sua ação multiplicado pela quantidade de ações emitidas, ou em outras palavras o dinheiro necessário para comprar 100% das suas ações.

Já o Enterprise Value (EV), tenta representar melhor o valor da operação em si, desconsiderando eventual dívida ou caixa liquido existente na empresa. O EV, por definição, é o preço da empresa somado a sua divida liquida.

O Ebita

O Ebitda (ganhos antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização) procura, assim como o conceito de EV, isolar apenas a capacidade do negócio em gerar valor.

Para calcula-lo devemos pegar o lucro líquido da empresa em determinado período e somar:

  • impostos calculados sobre os lucros (IR, CSLL)
  • despesas financeiras
  • despesas de depreciação e amortização

Devemos ainda subtrair as receitas financeiras.

O múltiplo Preço/Lucro analisa, portanto, duas variáveis relacionadas ao balanço da empresa, enquanto o EV/Ebitda analisa duas variáveis das contas de resultado.

No exemplo selecionado, olhando sob o ponto de vista desses dois múltiplos podemos ver que uma das empresas encontra-se significativamente mais cara (mais que o dobro) do que a outra.

Vários outros indicadores são analisados pelo mercado financeiro para precificar uma empresa, como o tamanho da sua divida liquida em comparação com a sua receita. Além disso, contam também fatores menos objetivos como a capacidade e a credibilidade dos seus executivos. A liquidez também é outro fator fundamental, de modo que as empresas chamadas Blue Chips costumam negociar a múltiplos maiores do que Small Caps e ainda mais do que empresas de capital fechado.

Como chegar ao preço afinal?

Tendo em mãos os indicadores de Lucro e Ebitda de determinado período, o próximo passo é fazer um estudo sobre empresas de porte e negócio semelhantes e “escolher o múltiplo” a ser utilizado. Multiplicando o múltiplo arbitrário pelo valor do indicador chegamos ao preço da empresa ou ao valor do negócio. Neste último caso, basta diminuir a dívida líquida para também chegar ao preço.

Veja também a outra matéria da série: Quanto vale a sua empresa?

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